SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Isomerization of essential oil of (Piper hispidinervium) C. DC to obtain isosafroleSeven new species of Lachesilla (Psocodea: 'Psocoptera': Lachesillidae), in the group forcepeta from the Amazon Basin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

FARIAS, Luciana Aparecida et al. Influência do processo de cocção no teor de mercúrio em peixes. Acta Amaz. [online]. 2010, vol.40, n.4, pp. 741-748. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672010000400015.

O presente estudo avaliou três diferentes processos de cocção (assado, cozido e frito) e sua relação com o teor de mercúrio total (Hg) em espécies de peixes comumente consumidas pela população de Manaus e comunidades vizinhas da região Amazônica. Os resultados obtidos para Hg total in natura (antes) e após os três tipos de preparo (assado, cozido e frito) para as 12 espécies de peixes selecionadas apresentaram uma significativa variação na concentração. Os processos de cozimento e fritura resultaram em maiores perdas de Hg para as espécies Pacu, Pescada, Jaraqui, Curimatã, Surubin e Aruanã sendo a maioria delas classificadas como espécies detritívoras e carnívoras. As maiores perdas de Hg no processo assado ocorreram para as espécies Sardinha, Aracu, Tucunaré, Pirapitinga, Branquinha e Tambaqui, a maioria classificadas como espécies omnivoras e herbivoras. Alguns micronutrientes (Ca, Fe, K, Na, Se e Zn) nas espécies de peixes in natura foram determinados com o objetivo de fazer uma avaliação nutricional em relação a esses constituintes.

Keywords : mercúrio; processo de cocção; peixe; nutrição; micronutrientes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English