SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Testicular biometry, electroejaculation and seminal features of captive collared peccaries (Tayassu tajacu Linnaeus, 1758, Artiodactyla, Tayassuidae) raised in the Eastern AmazonFine litter accumulation in Central Amazonian Tropical Rainforest canopy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

MEDEIROS, Jansen F; PESSOA, Felipe Arley Costa  and  MARTINS, Marilaine. Importância do método de gota espessa de sangue no diagnóstico de filárias simpátricas no Amazonas, Brasil. Acta Amaz. [online]. 2010, vol.40, n.4, pp. 779-780. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672010000400020.

Esse trabalho relata os métodos de diagnósticos para filárias humanas no sangue, referindo-se a importância do método de gota espessa em relação aos métodos de filtração em membrana de policarbonato e Knott na diferenciação das espécies de microfilárias, principalmente em áreas de ocorrência de mais de uma espécie, como em regiões do Amazonas. Lâminas com microfilárias de Mansonella ozzardi foram montadas e fotografadas pelos diferentes métodos de diagnósticos. O método da gota espessa de sangue é o mais confiável, pois permite visualizar com nitidez o espaço cefálico e caudal, disposição dos núcleos caudais e formato da cauda, que são características morfológicas que diferenciam as espécies de microfilárias sanguíneas que ocorrem no Amazonas.

Keywords : Filariose; Métodos de diagnósticos; Mansonella ozzardi; Mansonella perstans.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese