SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Mapping ancient vegetation cover of the Amazon floodplain using historical MSS/Landsat images (1975-1981)Influence of the forest certification in the compliance of the environmental and labor legislation in the Amazonia Region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

ALBIERO, Daniel; MACIEL, Antonio José da Silva  and  GAMERO, Carlos Antonio. Desenvolvimento e projeto de colhedora de babaçu (Orbignya phalerata Mart.) para agricultura familiar nas regiões de matas de transição da Amazônia. Acta Amaz. [online]. 2011, vol.41, n.1, pp. 57-68. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672011000100007.

O babaçu (Orbignya phalerata) é uma típica palmeira das matas de transição dos ecossistemas Amazônia/Cerrado e Amazônia/Caatinga, sendo de grande importância econômica, social e ambiental nestas regiões. Os produtos advindos dos babaçuais possibilitam renda para uma das camadas mais pobres da região amazônica e um dos entraves para a obtenção eficiente destes produtos é a colheita dos cocos de babaçu, que atualmente se faz no sistema extrativista. O objetivo deste trabalho foi realizar o desenvolvimento e projeto de uma colhedora de babaçu adaptável ao ambiente de trabalho da agricultura familiar e as características das matas de transição amazônicas. Para tal foram realizados estudos de literatura que nortearam as decisões e simplificações de projeto, assim como foram realizados os cálculos e desenhos da nova colhedora. O projeto foi realizado através de ferramentas de engenharia que apresentaram como resultados o memorial de cálculo que descreve o caminho técnico para o dimensionamento dos elementos constituintes da colhedora e a partir destes os desenhos detalhados dos elementos da nova máquina. Pelos desenhos detalhados suas considerações e decisões concluí-se que a colhedora de babaçu apresenta-se passível de ser construída com materiais nacionais de baixo custo, além de fácil operação, manutenção e com mínimo efeito sobre os babaçuais naturais.

Keywords : Babaçu; Projeto de Máquinas; Colhedora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese