SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Macrophagic migration time in matrinxã, Brycon amazonicus, through inoculation of yeast, Saccharomyces cerevisiae, techniquePhytochemical study bioassay-guided by tests of toxicity on Artemia salina and antiplasmodial activity from stem of aninga (Montrichardia linifera) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Amazonica

versión impresa ISSN 0044-5967

Resumen

SILVA, Jamile Andréa Rodrigues et al. Perfil hematológico de búfalas da raça Murrah, criadas ao sol e à sombra, em clima tropical da Amazônia Oriental. Acta Amaz. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp. 425-429. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672011000300014.

Foram avaliadas as respostas hematológicas de 20 búfalas, criadas ao sol (grupo - SS) e à sombra (grupo - CS), em Belém, Pará. Os animais do grupo CS (n = 10) estavam em sistema silvipastoril, com Racosperma mangium e os do SS (n = 10), em piquetes sem sombra, em pastagem de Brachiaria humidicola, água para beber e sal mineral. Foram mensuradas temperatura do ar (TA), umidade relativa do ar (UR) e temperatura de globo negro, em cada tratamento. A coleta de sangue para eritrograma e número total de leucócitos foi realizada a cada 14 dias, às 13 h, durante o ano de 2009. Através da análise de variância constatou-se que em todos os períodos do ano, a TA e índice de temperatura de globo e umidade (ITGU) foram diferentes (P < 0,05), com níveis mais elevados no grupo SS. No período mais chuvoso, o grupo CS apresentou valores elevados de leucócitos, enquanto nos períodos de transição e menos chuvoso, foram maiores no grupo SS. No período menos chuvoso do ano, o grupo SS apresentou maiores valores de hemácias. O teor de hemoglobina teve maiores níveis (P < 0,05) nos períodos de transição e menos chuvoso. Somente a hemoglobina teve correlação significativa e negativa (P < 0,05) com a UR. Conclui-se que as novilhas búfalas Murrah estão sujeitas a um ambiente hostil e o período menos chuvoso é o mais propício a causar estresse térmico.

Palabras llave : hematologia; búfalos; bioclimatologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués