SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Notes and descriptions in Oemini, Dodecosini and Elaphidionini (Coleoptera: Cerambycidae: Cerambycinae)Does nitrogen availability have greater control over the formation of tropical heath forests than water stress?A hypothesis based on nitrogen isotope ratios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

GUIMARAES, Diva Anelie deAraujo; GARCIA, Sylvia Cristina Garcia de; PENDU, Yvonnick le  and  ALBUQUERQUE, Natália Inagaki de. Determinação do ciclo estral em catetos Pecari tajacu: aspectos colpocitológicos e clínicos. Acta Amaz. [online]. 2011, vol.41, n.4, pp. 583-588. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672011000400016.

Este trabalho teve por objetivo estudar o ciclo estral do cateto, aplicando a colpocitologia como método diagnóstico. As amostras da citologia vaginal foram coletadas em dez fêmeas adultas, durante três vezes na semana, por seis meses. Verificou-se que a duração média do ciclo estral para esta espécie foi de 28,45 ± 5,45 dias. Observou-se diferença estatística (p<0,01) em relação à frequência dos diferentes tipos celulares na mesma fase do ciclo estral. No proestro foi verificado o aumento de células intermediárias e superficiais. A fase de estro caracterizou-se pela elevação significativa de células superficiais em relação aos demais tipos celulares e pela ausência de leucócitos. Durante este período, a genitália externa estava hiperêmica, edemaciada e com muco. No metaestro houve um decréscimo de células superficiais, quando comparado com o proestro e com o estro, e uma elevação significativa de células intermediárias, presença de leucócitos, de células de metaestro e de foam. Na fase de diestro, houve um aumento de células intermediárias, e um decréscimo no número de leucócitos. Conclui-se que, por meio da colpocitologia, é possível diferenciar as fases do ciclo estral em catetos.

Keywords : citologia vaginal; reprodução; Pecari tajacu; Tayassuidae; Amazônia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese