SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Interactions between carpenter bees and orchid bees (Hymenoptera: Apidae) in flowers of Bertholletia excelsa Bonpl. (Lecythidaceae)Abundance, Composition and Diversity of Arctiinae (Lepidoptera, Arctiidae) in a forest fragment in the Eastern Amazon in Altamira, PA, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

LIMA, Tâmara Thaiz Santana; MIRANDA, Izildinha Souza  and  VASCONCELOS, Steel Silva. Produção de raízes finas em dois sítios de floresta secundária com diferentes idades na Amazônia Oriental. Acta Amaz. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 95-104. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672012000100012.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica de produção de raízes finas (diâmetro ≤ 2 mm) em duas áreas de floresta secundária com diferentes idades. A produção de raízes finas foi monitorada utilizando a técnica de ingrowth core em um sítio com 18 anos de idade (2 ha) e um outro sítio com 10 anos de idade (0,5 ha), localizados na região de Apeú, nordeste do Estado do Pará. Os sítios foram abandonados depois de sucessivos ciclos agrícolas, iniciados em 1940. A produção mensal de raízes vivas foi semelhante entre os sítios e influenciada pela sazonalidade pluviométrica, com maior produção durante a estação seca para massa e comprimento. No entanto, a mortalidade, em termos de massa, foi maior no sítio de 10 anos. A sazonalidade influenciou a mortalidade somente no sítio de 18 anos, seguindo o padrão observado para as raízes vivas. A influência sazonal sobre a mortalidade em termos de comprimento foi diferente entre os sítios, com maior mortalidade durante a estação chuvosa no sítio de 10 anos e maior mortalidade durante a estação seca no sítio de 18 anos. O comprimento radicular específico foi maior durante a estação chuvosa e influenciado pelos sítios, sendo maior no sítio de 10 anos. A produção de raízes finas não foi influenciada pela cronossequência dos sítios estudados, provavelmente porque a produção de raízes finas pode ter estabilizado nos sítios ou depende mais das condições de clima e solo. A produção, em termos de massa e comprimento, foram indicadores que geralmente mostraram o mesmo padrão.

Keywords : biomassa; floresta tropical; sazonalidade; seca; sucessão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English