SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Secretory structures in cipó-d'alho (Mansoa standleyi (Steyerm.) A. H. Gentry, Bignoniaceae): occurrence and morphologyEthnoictiology studies on Pirarucu (Arapaima mock-ups) in Central Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

SANTOS, Carlos Antonio Costa dos; SATYAMURTY, Prakki  and  SANTOS, Edilanê Mendes dos. Tendências de índices de extremos climáticos para a região de Manaus-AM. Acta Amaz. [online]. 2012, vol.42, n.3, pp. 329-336. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672012000300004.

Foram estudadas tendências nos índices de extremos climáticos baseados em dados de precipitação para três estações localizadas em Manaus e na região circunvizinha para o período de 1971-2007. Baseado nos resultados obtidos pode ser observado que houve aumento da precipitação total anual sobre a região estudada. A estação localizada na zona urbana de Manaus (INMET) teve aumento, com significância estatística, dos eventos de precipitação iguais ou superiores a 50 mm (R50mm), na precipitação máxima acumulada em cinco dias consecutivos (Rx5day) e nos dias úmidos (R95p), indicando que Manaus poderá sofrer com o aumento das chuvas extremas. Aumento das anomalias positivas de TSM no Oceano Pacífico Equatorial leva a um aumento dos dias consecutivos secos e diminuição dos eventos extremos de chuva e da precipitação total sobre a bacia amazônica. As anomalias positivas de TSM no Oceano Atlântico Sul induz o deslocamento da ZCIT mais ao sul do Equador levando a um aumento da precipitação sobre a região de Manaus. Os resultados obtidos aqui têm potencial para possíveis previsões das características da precipitação em Manaus.

Keywords : Precipitação; El Niño; Temperatura da Superfície do Mar; TNAI; TSAI.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese