SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Trends of extreme climatic indices for Manaus - AM regionComparison of sizes and distances of subplots applied in the process of cluster sampling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

LIMA, Liane Galvão de  and  BATISTA, Vandick da Silva. Estudos etnoictiológicos sobre o pirarucu Arapaima gigas na Amazônia Central. Acta Amaz. [online]. 2012, vol.42, n.3, pp. 337-344. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672012000300005.

O presente estudo visou identificar saberes comuns entre o conhecimento científico e o conhecimento local sobre a ecologia e biologia do pirarucu (Arapaima gigas), contribuindo com informações úteis para a implementação e consolidação de projetos de manejo participativo pesqueiro na região. Foram realizadas 57 entrevistas semi-estruturadas, com pescadores profissionais de Manaus e pescadores de subsistência de Manacapuru durante o período de junho a dezembro do ano de 2002. Foi observado que os pescadores profissionais possuem informações igualmente precisas e abrangentes em relação aos saberes dos pescadores ribeirinhos de subsistência nos aspectos de reprodução, predação, migração, crescimento e mortalidade. Os aspectos que não são equivalentes entre os pescadores profissionais comerciais citadinos e ribeirinhos de subsistência são nos aspectos de tipo de alimentação e no tamanho de recrutamento pesqueiro. Concluímos que os pescadores da Amazônia central possuem os conhecimentos necessários que possibilitam o manejo participativo do pirarucu, como um profundo saber nos aspectos comportamentais, biológicos e ecológicos desta espécie, podendo assim contribuir de fato com a participação de gestão nos recursos pesqueiros locais.

Keywords : Etnobiologia; pesca artesanal; pesca profissional; manejo participativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese