SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Comparison of sizes and distances of subplots applied in the process of cluster samplingDiet and feeding behavior of a group of brown capuchin monkeys Cebus apella according to fruits and arthropods availability, in the Colombian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

MANHAES, Adriana Pellegrini et al. Produção de biomassa e rendimento de óleo essencial de folhas, galhos finos e rebrotas utilizando poda da copa de Aniba canelilla (H.B.K.) (Lauraceae) na Amazônia Central. Acta Amaz. [online]. 2012, vol.42, n.3, pp. 355-362. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672012000300007.

Aniba canelilla (H.B.K.) Mez. é uma espécie arbórea da Amazônia que produz óleo essencial. A extração do óleo de suas folhas e galhos pode ser uma forma alternativa de evitar a derrubada do tronco para sua produção de óleo essencial. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que podem influenciar a produção de óleo essencial e sua biomassa da rebrota após a poda de folhas e galhos das árvores de A. canelilla. As copas das árvores foram podadas na estação chuvosa e, após nove meses, as folhas e os galhos da copa remanescente e da rebrota foram coletadas na estação seca. Os resultados mostraram que o rendimento e a composição química de óleo essencial diferiram entre os galhos finos, as folhas e as rebrotas. A produção de óleo essencial de galhos diferiu entre as estações e teve maior produção nos galhos da rebrota do que nos galhos velhos da copa remanescente. A produção de óleo essencial e de biomassa das folhas da rebrota foram diferentemente relacionadas com a abertura de dossel, indicando que a luz aumenta a produção de óleo essencial e diminui a de biomassa nas folhas da rebrota. Este estudo revelou que as diferenças entre os órgãos da planta na produção de óleo essencial e a abertura de dossel devem ser levadas em consideração para podar a copa da árvore da A. canelilla e alcançar maior produtividade de óleo.

Keywords : Produtos florestais não-madeireiros; produtividade de óleo essencial; composição química; casca preciosa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English