SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Toxicity and repellency of essential oils to Zabrotes subfasciatus (Boheman) (Coleoptera, Chrysomelidae, Bruchinae) in Phaseolus vulgaris LFluxes emission of leaves, flowering and nutrient cycling in crown clones of Hevea pauciflora author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

CAMPOS, Milton César Costa et al. Topossequência de solos na transição campos naturais-floresta na região de Humaitá, Amazonas. Acta Amaz. [online]. 2012, vol.42, n.3, pp. 387-398. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672012000300011.

O objetivo deste trabalho foi estudar as relações solo-relevo em uma topossequência de transição campo/floresta na região de Humaitá, AM. A área do estudo foi selecionada com base na representatividade regional e no grau de preservação do ambiente. O estudo foi realizado ao longo de um caminhamento que atravessou os diferentes pedoambientes, partindo do ambiente de campo natural até o ambiente de floresta. Esses pedoambientes foram identificados e delimitados conforme a curvatura do terreno, expressão dos padrões vegetacionais e características pedológicas. Foram abertas trincheiras nos diversos segmentos e os perfis foram caracterizados morfologicamente e coletados por horizonte. Foram realizadas análises físicas e químicas para caracterização e determinados SiO2, Al2O3 e Fe2O3 por ataque sulfúrico, óxidos de Fe "livres" com ditionito-citrato-bicarbonato e o ferro mal cristalizado com oxalato de amônio. Análises mineralógicas foram realizadas por difratometria de raios X. Os resultados sugerem que a variação dos solos na topossequência tem relação direta com a variação do relevo, que condiciona a drenagem e o nível do lençol freático.

Keywords : pedogênese; relações solo-paisagem; classificação do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese