SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Spatial-temporal variation of dissolved inorganic material in the Amazon basinLand cover classification of Lago Grande de Curuai floodplain (Amazon, Brazil) using multi-sensor and image fusion techniques author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

SANTOS-FILHO, Manoel dos; LAZARI, Patrick Ricardo DE; SOUSA, Cícero Pedro Farias de  and  CANALE, Gustavo Rodrigues. Avaliação da eficiência de armadilhas para pequenos mamíferos no sul da Amazônia. Acta Amaz. [online]. 2015, vol.45, n.2, pp.187-194. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201401953.

A eficácia das pesquisas ecológicas de comunidade de pequenos mamíferos depende fortemente do uso de técnicas adequadas nas capturas durante as amostragens. O principal objetivos deste estudo foi avaliar a eficiências de três tipos de armadilhas (Sherman, Tomahawk e Pitfall) para capturas de pequenos mamíferos não-voadores. Nós instalamos armadilhas em 22 fragmentos de floresta no sul da Amazonia Brasileira. Nós capturamos 873 indivíduos de 21 espécies, a maior parte dos indivíduos (N=369) e espécies (N=19) foram capturados usando pitfalls, seguidos de Shermans (N=271 indivíduos, N=15 espécies) e Tomahawks (N=233 indivíduos, N= 15 espécies). Pitfalls capturou a maior riqueza da comunidade de pequenos mamíferos quando comparada aos outros dois tipos de armadilhas, e uma maior abundancia que Tomahawk. Proechimys sp. foi a espécies mais abundante capturada (N=125) e Tomahawk foi o tipo de armadilha mais eficiente para a captura desta espécie (N=97 indivíduos). Neacomys spinosus e Marmosops bishopi foram mais capturados em Pitfalls (N = 92 e 100 indivíduos, respectivamente) que Shermans e Tomahawks. Monodelphis glirina foram mais capturados em Shermans e Pitfalls que Tomahawks. A composição de espécies capturada usando os três tipos de armadilhas foi distinta. Pitfalls capturou um diferente subgrupo da comunidade de pequenos mamíferos quando comparado aos outros dois tipos de live traps. Assim, como sugerido em estudos anteriores, nós também recomendamos o uso conjugado de Sherman, Tomahawks e Pitfalls para uma amostragem mais completa da comunidade de pequenos mamíferos em pesquisas realizadas nas florestas tropicais da Amazônia.

Keywords : Fragmentos; técnica de amostragens; abundância; ecologia de comunidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )