SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Spatial and temporal evolution of family-farming land use in the Tapajós region of the Brazilian AmazonParasitism in tambatinga (Colossoma macropomum x Piaractus brachypomus, Characidae) farmed in the Amazon, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

MENDES, Laís Aguiar da Silveira; PIRES, Etiene Fabbrin; MENESES, Maria Ecilene Nunes da Silva  and  BEHLING, Hermann. Mudanças na vegetação durante o ultimo milênio inferidas através do registro palinológico da Ilha do Bananal, Tocantins, Brasil. Acta Amaz. [online]. 2015, vol.45, n.2, pp.215-230. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201402265.

A Ilha do Bananal é considerada a maior ilha fluvial do mundo, margeada pelos Rios Araguaia e Javaés, sendo localizada na porção sudoeste do Estado do Tocantins. Os objetivos deste trabalho foram obter informações sobre as mudanças na vegetação ocorridas na Ilha do Bananal, de forma a contribuir para o entendimento da dinâmica pretérita e atual da vegetação de cerrado e áreas de ecótonos com floresta. Assim, um testemunho sedimentar coletado em um pequeno lago na planície da Ilha do Bananal foi submetido às análises polínica e de datação por radiocarbono. Os resultados mostraram que o ultimo milênio foi dominado por floresta refletindo um clima úmido. No início do registro (920-770 anos cal AP) o clima úmido e a alta pluviosidade produziram inundações durante longos períodos chuvosos que mantiveram o rio Javaés conectado ao lago estudado, e assim, este ambiente foi marcado pela presença de uma floresta homogênea rica em Moraceae/Urticaceae, devido à ocorrência de solos alagados. Durante o período seguinte (770-304 anos cal AP) a pluviosidade reduzida e o encurtamento dos períodos chuvosos isolaram o lago do rio Javaés por longos períodos, que causou a diversificação da floresta e deram origem ao aparecimento de componentes da vegetação de floresta de planície de inundação e brejos adaptados a solos úmidos. Desde 304 anos cal AP até o presente este ambiente tem sido dominado por esta floresta diversificada e as condições lacustres também foram similares ao período anterior, com um ligeiro aumento de umidade nos últimos 84 anos o que causou o aumento de Piranhea.

Keywords : Holoceno Tardio; Palinologia; planície de inundação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )