SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Seasonal effects and antifungal activity from bark chemical constituents of Sterculia apetala (Malvaceae) at Pantanal of Miranda, Mato Grosso do Sul, BrazilReproductive biology of Macrobrachium surinamicum (Decapoda: Palaemonidae) in the Amazon River mouth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

GOMES, Leonardo Fernandes; VIEIRA, Ludgero Cardoso Galli  and  BONNET, Marie Paule. Duas abordagens práticas para o monitoramento da comunidade zooplanctônica no Lago Grande do Curuai, Pará, Brasil. Acta Amaz. [online]. 2015, vol.45, n.3, pp.293-298. ISSN 0044-5967.  https://doi.org/10.1590/1809-4392201404453.

O uso de grupos substitutos em programas de biomonitoramento tem sido proposto para minimizar os altos custos financeiros e tempo para processamento das amostras. Os objetivos deste estudo foram avaliar a correlação entre (i) a distribuição espacial nos principais grupos zooplanctônicos (cladóceros, copépodes, protozoários testáceos e rotíferos), (ii) os dados de densidade e presença/ausência de espécies, e (iii) os dados de espécies, gêneros e famílias a partir de amostras coletadas no Lago Grande do Curai, Pará, Brasil. Um total de 55 amostras da comunidade zooplanctônica foi coletada, sendo 28 em março e 27 em setembro de 2013. A concordância entre os diferentes conjuntos de dados foi avaliada por meio dos testes de Mantel e Procrustes. Nossos resultados indicam alta correlação entre nível de gênero e espécies e entre a presença/ausência de espécies e abundância, independentemente do período sazonal. Estes resultados sugerem que a comunidade zooplanctônica pode ser incorporada em programas de monitoramento a longo prazo com custos financeiros e de tempo relativamente menores.

Keywords : Biomonitoramento; Cladóceros; Copépodes; Rotíferos; Amebas Testáceas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )