SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Mapeamento do uso e cobertura da terra na Amazônia Legal Brasileira com alta resolução espacial utilizando dados Landsat-5/TM e MODISAtividade antioxidante, antitumoral e leishmanicida in vitro da riparina A, um análogo das alcamidas amazônicas de Aniba riparia (Lauraceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967versão On-line ISSN 1809-4392

Resumo

VALE, Roseilson Souza do et al. Variáveis hidroclimáticas associadas com eventos de El-Niño e La-Niña no reservatório hidrelétrico de Curuá-Una, Amazônia Central. Acta Amaz. [online]. 2016, vol.46, n.3, pp.303-308. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201600083.

As anomalias da temperatura da superfície do mar (TSM) influenciam as chuvas e consequentemente o regime de subida e descida do nível dos rios na região amazônica. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de eventos El Niño Oscilação Sul (ENSO) sobre algumas variáveis hidroclimáticas e identificar a existência de tendência sobre essas variáveis para o reservatório de Curuá-Una no oeste do Pará. Utilizaram-se 27 anos de dados mensais de precipitação e vazão para identificar possíveis tendências utilizando um teste não paramétrico (Mann Kendall, p<0.05) e calculado o índice de precipitação normalizado (SPI). Os resultados apresentam tendência positiva da influência do ENOS sobre as variáveis hidroclimáticas, embora não foi observado um aumento na precipitação para o período de 1977 a 2004. O índice de precipitação normalizado revela que os eventos extremos de seca e precipitação estão relacionados com eventos de El Niño e La Niña e que os eventos de baixa precipitação foram mais intensos nas décadas de 80 e 90. Os resultados revelam ainda que eventos de El Niño afetam diretamente o balanço hídrico da micro bacia do reservatório de Curuá-Una, como recentemente em 2015.

Palavras-chave : seca; precipitação; SPI; nível.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )