SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Updated checklist of Hemerobiidae (Neuroptera) from Brazil and new distributional records in the Neotropical Region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

MATTOS, Douglas da Cruz; SCRENCI-RIBEIRO, Rafaela; CARDOSO, Leonardo Demier  and  JUNIOR, Manuel Vazquez Vidal. Descrição do comportamento reprodutivo de Symphysodon equifasciatus (Cichlidae) em cativeiro. Acta Amaz. [online]. 2016, vol.46, n.4, pp.433-438. ISSN 0044-5967.  https://doi.org/10.1590/1809-4392201600234.

Dentre as espécies de ciclídeos neotropicais comercializados para ornamentação, destaca-se o acará-disco (Symphysodon aequifasciatus), que é um ciclídeo neotropical originário da América do Sul, pertencente aos rios da bacia Amazônica do Brasil, Peru e Colômbia. Este estudo caracteriza o comportamento reprodutivo do acará disco (S. aequifasciatus) identificando características que posteriormente possam ser identificadas por criadores e utilizadas para facilitar o manejo e reprodução desta espécie em cativeiro. O experimento foi dividido em duas etapas, a primeira com a escolha de parceiro e formação do casal, e a segunda com acasalamento, desova e cuidado parental. Na primeira etapa foram observados os comportamentos de territorialidade, perseguição, fuga, mordida, permanência, proteção e limpeza do substrato, enquanto que na segunda etapa os comportamentos observados nesta etapa foram: tremor, desova, permanência com a prole, aeração dos ovos, limpeza da desova, mudança de coloração e revezamento do cuidado parental. Como resultado foi possível constatar disputa e estabelecimento de território, bem como a seleção e limpeza do substrato para a desova realizada por ambos os sexos. O cuidado parental foi observado desde a desova no substrato até o cuidado com as larvas e o sucesso reprodutivo desta espécie está intimamente ligado ao cuidado biparental observado por durante todo o processo reprodutivo e estágio inicial dos filhotes.

Keywords : Peixe Amazônico; Peixe ornamental; Larvicultura; Reprodução e Comportamento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )