SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Elaboration and characterization of snack bars made with ingredients from the AmazonDifferencial efficiency of two sampling methods in capturing non-volant small mammals in an area in eastern Amazonia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

AMARAL, Iêda Leão do et al. Desvendando padrões estruturais de fragmentos florestais na Amazônia Oriental. Acta Amaz. [online]. 2017, vol.47, n.2, pp.111-122. ISSN 0044-5967.  https://doi.org/10.1590/1809-4392201601923.

Fragmentos naturais constituem importante fonte de recursos para o manejo e conservação da flora local. Este trabalho avaliou o efeito da fragmentação sobre a estrutura e a composição das comunidades de plantas de fragmentos florestais (FF), em Alter do Chão, na Amazônia oriental brasileira. Foram amostrados 25 sítios em FF e nove em floresta contínua (CF). Analisamos a diferença na densidade de plantas e na riqueza de espécies entre FF e CF por teste-t, e na composição por análise de agrupamento. Utilizou-se regressão linear para avaliar o efeito do tamanho dos fragmentos e distância à CF sobre a área basal e diâmetro. Os indivíduos com DAP ≥1,27 cm foram medidos em parcelas de 2x250 m. Foram registrados 17.078 indivíduos, 75,32% nos FF e 24,68% na CF, distribuídos em 475 espécies, 216 gêneros e 64 famílias. As famílias Myrtaceae e Fabaceae foram as mais abundantes em ambos FF e CF. A riqueza média diferiu significativamente entre FF e CF. As 20 espécies com maior valor de importância foram semelhantes nos FF e CF. O diâmetro médio nos FF e CF foi semelhante, sugerindo tratar-se em ambos casos de florestas "maduras" compostas por indivíduos finos. O diâmetro médio e a área basal total mostraram relação negativa com a distância à CF e área dos fragmentos, respectivamente. A análise de similaridade revelou dois grupos, um deles composto exclusivamente por fragmentos. Composicionalmente, os fragmentos diferiram da floresta contínua, sendo estruturalmente semelhantes entre si, evidenciando distribuição diamétrica semelhante à das florestas primárias.

Keywords : Bray-Curtis; análise de grupamento; estrutura diamétrica; pequenas árvores.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )