SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Use and traditional knowledge of Byrsonima crassifolia and B. coccolobifolia (Malpighiaceae) in a Makuxi community of the Roraima savanna, northern BrazilMetazoan fauna parasitizing Peckoltia braueri and Pterygoplichthys pardalis (Loricariidae) catfishes from the northeastern Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

ALBUQUERQUE, Natália Brandão de; MOREY, Germán Augusto Murrieta; MORAIS, Aprigio Mota  and  MALTA, José Celso de Oliveira. Metacercárias de Austrodiplostomum compactum (Lutz, 1928) (Trematoda, Diplostomidae) infectando os olhos de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Perciformes, Scienidae) do Lago Catalão, Amazonas, Brasil. Acta Amaz. [online]. 2017, vol.47, n.2, pp.141-146. ISSN 0044-5967.  https://doi.org/10.1590/1809-4392201602474.

Austrodiplostomum compactum é um trematódeo digenético cuja metacercária ocorre nos olhos de uma grande variedade de espécies de peixes. No Brasil, metacercárias deste parasita foram relatadas em diversas espécies de peixes, mas existem poucos estudos na região amazônica. Devido à falta de informação na região amazônica, o objetivo deste estudo foi relatar a ocorrência de metacercárias de A. compactum nos olhos de 15 espécimes de Plagioscion squamosissimus provenientes do Lago Catalão, Amazonas, Brasil. Os peixes foram coletados usando redes de pesca distribuídas aleatoriamente no lago e sacrificados em laboratório de campo, onde os olhos foram removidos e examinados sob microscópio estereoscópico. Um total de 801 metacercárias foram registradas infectando os olhos do hospedeiro, com uma prevalência parasitária de 100%. Houve uma correlação positiva significativa entre o número de metacercárias e o comprimento padrão dos peixes. Nenhuma correlação significativa entre o número de metacercárias e o peso e o fator de condição relativa (Kn) dos hospedeiros foi evidenciada. Valores do índice de dispersão e do índice de Green sugerem uma distribuição agregada dos parasitas com um baixo grau de agregação nos hospedeiros. Este é o primeiro relato da ocorrência de A. compactum parasitando um peixe no Lago Catalão.

Keywords : corvina; Digenea; parasitas; infecção; peixes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )