SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Metazoan fauna parasitizing Peckoltia braueri and Pterygoplichthys pardalis (Loricariidae) catfishes from the northeastern Brazilian AmazonLong time not seen: Expanding the records of Loxosceles amazonica (Araneae: Sicariidae) in the Amazonas state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

TAVARES-DIAS, Marcos; OLIVEIRA, Marcos Sidney Brito; GONCALVES, Raissa Alves  and  NEVES, Lígia Rigor. Diversidade parasitária de uma população natural de Satanoperca jurupari, um ciclídeo ornamental na Amazônia brasileira. Acta Amaz. [online]. 2017, vol.47, n.2, pp.155-162. ISSN 0044-5967.  https://doi.org/10.1590/1809-4392201602514.

A avaliação da biodiversidade é fundamental para a compreensão das interações ecológicas, mas os parasitas de peixes foram negligenciados nas estimativas de biodiversidade durante muito tempo. O objetivo deste trabalho foi investigar a diversidade de parasitos em Satanoperca jurupari do sistema do Rio Amazonas no Brasil. Dos peixes examinados, 90,0% estavam parasitados por uma ou mais espécies de protozoários e metazoários, e um total de 3.110.094 parasitos foram coletados. Ichthyophthirius multifiliis, Piscinoodinium pillulare, Sciadicleithum juruparii, Clinostomum marginatus, Posthodiplostomum sp., Genarchella genarchella, Argulus multicolor e Ergasilus coatiarus foram os parasitos encontrados. Porém, I. multifiliis e P. pillulare foram os parasitos mais prevalentes, abundantes e dominantes, enquanto A. multicolor e G. genarchella foram os parasitas menos prevalentes e abundantes. Estes parasitas tiveram uma dispersão agregada, mas E. coatiarus e os endoparasitos apresentaram um padrão de agregação mais elevado. A riqueza de espécies de parasitos variou de 1 a 8 espécies por hospedeiro, o índice de Brillouin variou de 0,32 a 1,09 e a uniformidade variou de 0.01 a 0.47. O tamanho dos hospedeiros não influenciou os índices de diversidade e abundância parasitária, que não afetaram a condição corporal dos peixes. Satanoperca jurupari é um novo hospedeiro para G. genarchella.

Keywords : agregação; Cichlidae; peixes de água doce; parasitos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )