SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Long time not seen: Expanding the records of Loxosceles amazonica (Araneae: Sicariidae) in the Amazonas state, BrazilHundred legs good, two fangs better: adult centipede (Scolopendridae) devoured by a juvenile Amazon lancehead, Bothrops atrox (Viperidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

MATTOS, Douglas da Cruz; SCRENCI-RIBEIRO, Rafaela; CARDOSO, Leonardo Demier  and  JUNIOR, Manuel Vazquez Vidal. Formação de casal e desova com duas fêmeas do acará disco (Symphysodon aequifasciatus - Cichlidae) em cativeiro. Acta Amaz. [online]. 2017, vol.47, n.2, pp.167-170. ISSN 0044-5967.  https://doi.org/10.1590/1809-4392201601974.

Em um experimento realizado para caracterizar o comportamento reprodutivo de acarás disco em cativeiro, observou-se a formação de casais com duas fêmeas. As observações foram realizadas em condições ex situ, com base na metodologia ad libitum. Grupos de indivíduos adultos foram distribuídos em aquários para formação espontânea de casais. A formação de um casal foi considerada quando os indivíduos apresentaram o comportamento de limpeza do substrato. Quinze casais foram selecionados. Observamos que os ovos de três casais não iniciaram o desenvolvimento embrionário e se tornaram inviáveis ​​entre o segundo e o terceiro dia após a desova. Verificou-se que eram casais constituídos por duas fêmeas. O sexo dos indivíduos desses três casais foi confirmado posteriormente por meio de acasalamento e produção de desovas viáveis com machos conhecidos. As desovas dos casais de mesmo sexo foram produzidas por uma ou as duas fêmeas. Desovas duplas tinham duas colorações distintas e foram bem maiores que as de casais de machos e fêmeas. As motivações que levam indivíduos de acará disco do mesmo sexo a formar casais ainda são desconhecidas.

Keywords : reprodução; comportamento; aquicultura; peixe amazônico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )