SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Couple formation and spawning between two female Discus Fish (Symphysodon aequifasciatus - Cichlidae) in captivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

SILVA, Karina Maria Pereira da; ALMEIDA-SANTOS, Selma Maria de  and  BERTANI, Rogério. Uma centena de pernas é eficaz, mas duas presas são ainda melhores: lacraia adulta (Scolopendridae) devorada por uma jovem serpente amazônica, Bothrops atrox (Viperidae). Acta Amaz. [online]. 2017, vol.47, n.2, pp.171-174. ISSN 0044-5967.  https://doi.org/10.1590/1809-4392201601884.

Lacraias fazem parte da dieta de diversas espécies de serpentes do gênero Bothrops. Entretanto, informações importantes para estudos de história natural, como identificação da espécie e tamanho de presas, são raramente publicados. O objetivo desse trabalho é registrar a presença de uma lacraia Scolopendra viridicornis, no trato digestivo de uma jararaca da Amazônia, Bothrops atrox. A serpente estudada é uma fêmea imatura, com 623 mm de comprimento rostro-cloacal, proveniente de Aripuanã, estado de Mato Grosso, Brasil. A lacraia é um adulto de Scolopendra viridicornis parcialmente digerida, com aproximadamente 190 mm de comprimento. O sucesso na predação dessa grande e perigosa presa pode ser explicado pelas dimensões da serpente, que é grande o suficiente para dominar a presa, mas ainda retém características juvenis, como veneno com ação específica em determinados ítens alimentares.

Keywords : Dieta; presa ectotérmica; Scolopendra.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )