SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1Obtaining monokaryotic and dikaryotic mycelial cultures of two Amazonian strains of Geastrum (Geastraceae, Basidiomycota)Erosion of the nocturnal boundary layer in the central Amazon during the dry season author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

CASTRO, Rodrigo Baia et al. Identificação de áreas prioritárias para a manutenção da conectividade da paisagem na Área de Endemismo Xingu, Amazônia brasileira. Acta Amaz. [online]. 2020, vol.50, n.1, pp.68-79.  Epub Feb 27, 2020. ISSN 1809-4392.  https://doi.org/10.1590/1809-4392201903080.

A fragmentação florestal tem sido intensa na parte leste da Amazônia, afetando negativamente as populações silvestres. O desmatamento rápido nesta região intensifica a necessidade de entender como estas mudanças afetam as populações de espécies endêmicas e de implementar medidas de conservação de ecossistemas. Nós analisamos o nível de conexão que ainda existe entre os fragmentos florestais na Área de Endemismo Xingu, na Amazônia Oriental, e atribuímos prioridade de conservação aos fragmentos mais importantes para a manutenção da conectividade entre fragmentos. Analisamos estruturalmente a paisagem do Xingu usando a Análise Morfológica de Padrão Espacial e classificamos cada fragmento de acordo com sua importância usando um Índice de Conectividade. Nossos resultados indicam grande diferença no potencial de conservação ao longo da área de estudo. Apesar de que grande parte da área de estudo já possui algum tipo de proteção, futuras ações de conservação deveriam priorizar a conexão entre fragmentos de hábitat, para maximizar o potencial de dispersão e minimizar o isolamento genético de componentes da biodiversidade. Produzimos um mapa de áreas prioritárias para maximizar a conectividade. Essas áreas incluem fragmentos com grandes áreas-núcleo e fragmentos de alta qualidade que promovem conexão entre habitats que, conjuntamente, podem formar corredores cruciais para o fluxo gênico em uma região de alta diversidade biológica na Amazônia.

Keywords : conectividade funcional; análise espacial; índice integral de conectividade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )