SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número4Transtornos mentais comuns e o uso de práticas de medicina complementar e alternativa: estudo de base populacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085

Resumo

FILIZOLA, Patrícia Rego Barros; NASCIMENTO, Aline Elesbão do; SOUGEY, Everton Botelho  e  MEIRA-LIMA, Ivanor Velloso. Alcoolismo no Nordeste do Brasil: prevalência e perfil sociodemográfico dos afetados. J. bras. psiquiatr. [online]. 2008, vol.57, n.4, pp. 227-232. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852008000400001.

OBJETIVO: Esse inquérito epidemiológico verificou a prevalência de alcoolismo e o uso de álcool nas famílias mais antigas e numerosas da população da ilha de Fernando de Noronha, estado de Pernambuco, Brasil, e tentou identificar o perfil sociodemográfico associado a este problema naquela região. MÉTODOS: A amostra representativa da população foi composta por 119 pessoas. O instrumento de investigação incluiu perguntas sobre os dados sociodemográficos da amostra e caracterização do consumo de álcool. Para avaliar a prevalência de alcoolismo, entre estes indivíduos, utilizou-se instrumento de rastreamento para distúrbios relacionados ao álcool - o CAGE -, levando-se em conta o ponto de corte de uma ou mais respostas positivas para definir alcoolistas. RESULTADOS: Observou-se prevalência de consumo global de álcool em 62,2% da amostra e de alcoolismo em 40,34%, sendo 50,9% para homens e 30,6% para mulheres. Homens, solteiros, separados e viúvos não praticantes da religião protestante apresentaram risco significativamente mais elevado de alcoolismo nessa região. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos foram comparados com estudos anteriores em outras populações e novas linhas de pesquisa são sugeridas.

Palavras-chave : Epidemiologia; estudo de populações; alcoolismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português