SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue4Commom mental disorders and the use of complementary and alternative medicine: population-based surveyCrime and mental disorders: profile of a group of inmates in a custody hospital in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Psiquiatria

Print version ISSN 0047-2085

Abstract

DELEVATI, Dalnei Minuzzi  and  PALAZZO, Lílian dos Santos. Atitudes de empresários do Sul do Brasil em relação aos portadores de doenças mentais. J. bras. psiquiatr. [online]. 2008, vol.57, n.4, pp. 240-246. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852008000400003.

O trabalho é reconhecidamente importante veículo de inclusão social e exercício de cidadania. Entretanto, poucas oportunidades são oferecidas àqueles portadores de transtornos mentais. OBJETIVO: Este estudo objetivou conhecer as atitudes de empresários, em relação aos portadores de transtornos mentais, filiados ao Centro Empresarial, em uma cidade do Rio Grande do Sul, Brasil (n = 536). MÉTODO: Delineamento transversal censitário. Foram estudadas as variáveis sociodemográficas e as atitudes diante dos portadores de transtornos mentais. Como instrumento de medida, foi utilizado questionário, anônimo, auto-aplicado, e a escala de atitudes e opiniões sobre a doença mental (ODM). Na análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e ANOVA. RESULTADOS: Encontrou-se que 89,7% dos empresários denotam atitudes que caracterizam idéias protecionistas; 75,5% acreditam na irrecuperabilidade e na periculosidade dessas pessoas e 73,2% manifestaram-se favoráveis à restrição social dos que sofrem de transtorno mental grave. CONCLUSÃO: Para efetiva reabilitação psicossocial do portador de transtorno mental, há necessidade de campanhas educativas com o intuito de sensibilizar os empresários para a inclusão laboral dessa população.

Keywords : Atitudes; transtorno mental; trabalho; reinserção social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese