SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Physical and mental activity on the risk of dementia in the elderlyImpact of clinical and socio-demographic profiles in treatment adherence of patients attending a day hospital for alcohol and drug abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Psiquiatria

Print version ISSN 0047-2085

Abstract

ALBUQUERQUE, Ellen Pinheiro Tenório de; CINTRA, Ana Maria de Oliveira  and  BANDEIRA, Marina. Sobrecarga de familiares de pacientes psiquiátricos: comparação entre diferentes tipos de cuidadores. J. bras. psiquiatr. [online]. 2010, vol.59, n.4, pp. 308-316. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852010000400007.

OBJETIVO: Investigar a sobrecarga objetiva e subjetiva em três diferentes tipos de cuidadores. MÉTODO: A Escala de Avaliação da Sobrecarga de Familiares (FBIS-BR) foi aplicada a 30 pais, 30 irmãos e 30 cônjuges de pacientes diagnosticados com transtornos do espectro de esquizofrenia ou transtornos do humor. RESULTADOS: Sete itens apresentaram diferenças significativas entre os grupos. Os pais apresentaram maior sobrecarga do que os irmãos quanto à frequência com que preparavam as refeições dos pacientes e os aconselhavam a ocupar seu tempo livre. Sentiam também maior grau de incômodo por ter que fazer compras para eles e tinham impressão de maior peso financeiro. Comparativamente aos cônjuges, os pais tinham que lidar mais frequentemente com os comportamentos agressivos dos pacientes, tinham maiores gastos com eles e ainda eram mais preocupados com o seu futuro. Já a sobrecarga dos cônjuges foi maior do que a dos irmãos quanto à impressão de peso financeiro. CONCLUSÕES: As diferenças encontradas apontam para a necessidade de planejamento de intervenções que considerem as particularidades de cada tipo de cuidador.

Keywords : Desinstitucionalização; sobrecarga familiar; parentesco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese