SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue4Association between polymorphism SLC6A3 3’UTR VNTR and response to treatment of nicotine dependencePsychiatric and medical comorbidities in type 1 bipolar disorder patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Psiquiatria

Print version ISSN 0047-2085

Abstract

NEGREIROS, Marco Aurélio et al. Alterações cognitivas em indivíduos brasileiros com esclerose múltipla surto-remissão. J. bras. psiquiatr. [online]. 2011, vol.60, n.4, pp. 266-276. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852011000400006.

Objetivo: O objetivo deste estudo é investigar o perfil neuropsicológico de uma amostra de pacientes brasileiros com esclerose múltipla surto-remissão (EMSR), descrevendo as funções cognitivas mais comprometidas. Métodos: Cinquenta e quatro pacientes com EMSR e 54 controles pareados por sexo, idade e nível educacional foram avaliados por meio de uma longa e abrangente bateria neuropsicológica. Resultados: Observou-se que 59,2% dos pacientes com EMSR apresentaram algum tipo de comprometimento cognitivo em comparação com o grupo controle. Os testes neuropsicológicos identificaram disfunções executivas, da memória de longo prazo e da velocidade de processamento de informação. Conclusão: Os resultados encontram-se em conformidade com estudos anteriores relatados na literatura internacional. Contudo, mais estudos ainda são necessários para uma estimativa maior do perfil das alterações cognitivas da esclerose múltipla no Brasil.

Keywords : Esclerose múltipla; cognição; testes neuropsicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese