SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Using the temporal bisection procedure in the evaluation of elderly with Alzheimer's disease: a systematic reviewAkathisia associated with bromopride in a depressed patient using fluvoxamine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Psiquiatria

Print version ISSN 0047-2085

Abstract

MADEIRA, Nuno et al. Eletroconvulsoterapia no tratamento da psicose puerperal. J. bras. psiquiatr. [online]. 2012, vol.61, n.1, pp. 45-48. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852012000100009.

A psicose puerperal (PP) é um quadro clínico exuberante, com uma frequência estimada de 1 caso por cada 1.000 puerpérios, e que tem sido associado com maior consistência ao espectro bipolar. A evidência científica disponível é escassa, nomeadamente no respeitante à orientação terapêutica. Os autores apresentam o caso clínico de uma mulher primípara de 28 anos, sem antecedentes psiquiátricos, que iniciou nas primeiras semanas de puerpério um quadro psicótico florido, composto por agitação psicomotora, confusão, desorganização do pensamento e comportamento, sintomatologia psicótica e insônia grave. Por ausência de resposta ao tratamento farmacológico, houve recurso à eletroconvulsoterapia (ECT), com melhoria clínica rápida e evidente. Nesse contexto, os autores realizaram uma apreciação da literatura e evidência referentes ao uso de ECT na psicose puerperal.

Keywords : Eletroconvulsoterapia; psicose puerperal; psicose pós-parto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese