SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue2Motivational stages to behavioral change in beginners of weight loss treatmentPrevalence of depressive symptoms and associated factors among elderly in northern Minas Gerais: a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

Print version ISSN 0047-2085On-line version ISSN 1982-0208

Abstract

KLUWE-SCHIAVON, Bruno et al. Propriedades psicométricas da Cocaine Selective Severity Assessment (CSSA) em mulheres usuárias de crack. J. bras. psiquiatr. [online]. 2015, vol.64, n.2, pp.115-121. ISSN 1982-0208.  https://doi.org/10.1590/0047-2085000000066.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo adaptar a Cocaine Selective Severity Assessment (CSSA) para o português do Brasil e verificar as propriedades psicométricas do instrumento em uma amostra de usuárias de crack.

Métodos

Após as etapas de tradução e adaptação, 125 mulheres usuárias de crack, internadas em uma unidade pública de desintoxicação, foram avaliadas. Para caracterização da amostra e análise das validades concorrente, de construto e preditiva, foram utilizados os seguintes instrumentos: SCID-I, ASI-6, BDI-II e CCQ-B.

Resultados

A análise fatorial exploratória identificou cinco fatores, com níveis adequados de consistência interna tanto para os fatores quanto para o escore geral da CSSA. Quanto à validade concorrente, a CSSA vai ao encontro de instrumentos já utilizados na clínica e em pesquisas. Em relação à validade de construto e preditiva, a CSSA pode ser sensível ao declínio dos sintomas de abstinência durante o processo de desintoxicação do crack.

Conclusões

Nossos achados foram além da tradução e adaptação da CSSA, proporcionando testes de validade e sugerindo que a CSSA é um instrumento confiável na avaliação dos sintomas de abstinência do crack.

Keywords : Transtornos por uso de substâncias; fissura; comportamento aditivo; medidas psicométricas; cocaína.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )