SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Avaliação da capacidade cardiorrespiratória em idosos com depressão maior e doença de AlzheimerTeste de Faux Pas em pacientes com esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

SILVA, Luiz Fernando de Almeida Lima e et al. Avaliação da resposta terapêutica ao tratamento de manutenção com lítio em pacientes com transtorno afetivo bipolar. J. bras. psiquiatr. [online]. 2016, vol.65, n.1, pp.9-16. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000097.

Objetivo

Identificar potenciais preditores clínicos e epidemiológicos de resposta terapêutica ao uso prolongado de lítio.

Métodos

Um total de 40 pacientes adultos em tratamento ambulatorial em um hospital universitário, com diagnóstico confirmado de transtorno afetivo bipolar e história de pelo menos seis meses de uso de lítio, teve sua resposta a essa medicação avaliada com a utilização de um instrumento padronizado. A escala ALDA leva em consideração informações clínicas obtidas de forma retrospectiva, em nosso estudo, por meio de minuciosa revisão dos prontuários médicos, para julgar a melhora clínica obtida com o tratamento (Critério A), corrigida pela identificação de possíveis fatores confundidores, tais como duração do tratamento, adesão e uso concomitante de outras drogas (Critério B), de forma a estimar a resposta que pode ser atribuída especificamente ao uso do lítio.

Resultados

Nosso estudo encontrou uma relação inversa entre o número de episódios de humor com a presença de sintomas psicóticos e o desfecho no tratamento com lítio.

Conclusão

Esses resultados reforçam a hipótese de que o lítio parece ser menos eficaz em pacientes com transtorno afetivo bipolar que manifestam sintomas psicóticos.

Palavras-chave : Transtorno bipolar; transtornos psicóticos; lítio; resultado do tratamento; tabaco.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )