SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Variáveis pessoais e contextuais associadas a comportamentos de risco em adolescentesTratamento dos transtornos alimentares: fatores associados ao abandono índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

BRAGA, Isabela Pinto et al. Contenção física no hospital psiquiátrico: estudo transversal das práticas e fatores de risco. J. bras. psiquiatr. [online]. 2016, vol.65, n.1, pp.53-59. ISSN 0047-2085.  https://doi.org/10.1590/0047-2085000000103.

Objetivos

Descrever a utilização da contenção física em um hospital psiquiátrico público e analisar os fatores de risco associados com seu uso, no contexto da implantação de um protocolo clínico.

Métodos

Em um hospital psiquiátrico público de Belo Horizonte-MG, os formulários de registro e monitoramento de contenção física (2011-2012) foram analisados e comparados com os registros das demais internações englobadas no mesmo período. Neste estudo transversal, além das análises descritivas das características clínicas e demográficas dos pacientes contidos, das técnicas utilizadas e das complicações reportadas, os fatores de risco associados com o uso da contenção foram analisados por meio de regressão logística múltipla.

Resultados

A contenção foi utilizada em 13,4% das internações, sendo mais comum em pacientes jovens, do sexo masculino, portadores de psicoses não orgânicas, apresentando agitação/agressividade. A técnica foi geralmente de quatro pontos, durando entre 61-240 minutos. Os únicos fatores de risco significativos para o uso da contenção incluíram a idade (OR = 0,98; p = 0,008) e o tempo de permanência (OR = 1,01; p < 0,001).

Conclusões

A contenção física foi utilizada usualmente na abordagem aguda do paciente agitado/agressivo inabordável verbalmente, no contexto de um transtorno psicótico. O registro dos dados vitais e dos efeitos adversos foram os itens menos aderentes aos protocolos vigentes.

Palavras-chave : Contenção física; agitação psicomotora; hospital psiquiátrico; fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )