SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Tratamento dos transtornos alimentares: fatores associados ao abandonoEscala Brasileira de Solidão: Análises de Resposta ao Item e definição dos pontos de corte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

BARROSO, Sabrina Martins; ANDRADE, Valéria Sousa de; MIDGETT, Aida Hutz  e  CARVALHO, Rubem Gomes Neves de. Evidências de validade da Escala Brasileira de Solidão UCLA. J. bras. psiquiatr. [online]. 2016, vol.65, n.1, pp.68-75. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000105.

Objetivo

Este trabalho investigou as evidências de validade da Escala de Solidão UCLA para aplicação na população brasileira.

Métodos

Foram seguidas as fases: (1) autorização do autor e do Comitê de Ética; (2) tradução e retrotradução; (3) adaptação semântica; (4) validação. Utilizou-se para análise dos dados análise descritiva, fatorial exploratória, alpha de Cronbach, Kappa, teste de esfericidade de Barlett, teste Kaiser-Meyer-Olkin e correlação de Pearson. Para a adaptação, a escala foi submetida a especialistas e a um grupo focal com 8 participantes para adaptação semântica e a um estudo piloto com 126 participantes para adaptação transcultural. Da validação, participaram 818 pessoas, entre 20 e 87 anos, que responderam a duas versões da UCLA, ao Questionário de Saúde do Paciente, à Escala de Percepção de Suporte Social e a um questionário elaborado pelos autores.

Resultados

A escala mostrou dois fatores, que explicaram 56% da variância e alpha de 0,94.

Conclusões

A Escala de Solidão UCLA-BR indicou evidências de validade de construto e discriminante, além de boa fidedignidade, podendo ser utilizada para avaliação da solidão na população brasileira.

Palavras-chave : Psicometria; validade dos testes; solidão; questionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )