SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Conceitos e objetos da consciência na doença de Alzheimer: uma revisão sistemática atualizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

MARTINELLI, José Eduardo  e  CECATO, Juliana Francisca. Tumor primário de pulmão simulando doença de Alzheimer: relato de caso. J. bras. psiquiatr. [online]. 2016, vol.65, n.1, pp.110-115. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000111.

Retratamos o relato de um homem de 61 anos que apresentava um glioblastoma multiforme em região do giro têmporo-occipital lateral esquerdo que rechaça cranialmente o hipocampo e o corno temporal do ventrículo lateral correspondente. Não havia sinais e sintomas neurológicos e o quadro clínico lembrava a demência de Alzheimer. Havia comprometimento de memória e alterações comportamentais com duração de três meses. Foram afastadas inicialmente outras causas de demência rapidamente progressivas e a ressonância magnética revelou a etiologia tumoral dos sintomas neuropsiquiátricos. Foi submetido à bateria de testes neuropsicométricos com pontuação compatível com doença de Alzheimer (DA). Em razão de extensa área de edema, foi introduzida dexametasona com reversão completa dos sintomas neuropsiquiátricos iniciais e a repetição da bateria neuropsicológica mostrou melhora acentuada em todos os testes. Optou-se por tratamento conservador, após biópsia por agulha, com evolução para óbito em cinco meses.

Palavras-chave : Idoso; neoplasias encefálicas; diagnóstico diferencial; tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )