SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Relação entre o estado de humor e os comportamentos alimentares de risco para os transtornos alimentares em adolescentesAvaliação da imagem corporal de estudantes do curso de Nutrição de um centro universitário particular de Fortaleza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

FRANK, Robson et al. Fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em acadêmicos de Educação Física. J. bras. psiquiatr. [online]. 2016, vol.65, n.2, pp.161-167. ISSN 0047-2085.  http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000118.

Objetivo

Investigar a insatisfação com a imagem corporal e verificar os fatores que se associam especificamente à insatisfação pela magreza e pelo excesso, em acadêmicos de Educação Física.

Métodos

Participaram 299 acadêmicos (173 homens e 126 mulheres), com média de idade de 23,14 (4,93) anos, dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, de uma universidade pública de Florianópolis-SC. Por meio de questionário autoaplicado, os acadêmicos responderam a questões sociodemográficas e sobre imagem corporal (escala de silhuetas) e referiram suas medidas de massa corporal e estatura para o cálculo do índice de massa corporal.

Resultados

A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 76,6% (27,4% insatisfeitos pela magreza e 49,0% pelo excesso), sendo superior no sexo feminino (82,5%). Os resultados apontaram associação entre a insatisfação pela magreza e as variáveis sexo (masculino) e status de peso (peso normal), e entre insatisfação pelo excesso e sexo (feminino), status de peso (excesso de peso) e curso (licenciatura).

Conclusão

É necessário que os cursos de graduação tenham conteúdos voltados à saúde do estudante, tratando aspectos relacionados a comportamentos alimentares, obesidade e imagem corporal, bem como as implicações que isso poderá proporcionar em uma futura prática docente.

Palavras-chave : Imagem corporal; Educação Física; estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )