SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1Insatisfação corporal em frequentadoras de academiaEficácia da musicoterapia nos sintomas neuropsiquiátricos da demência: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

SILVA, Amanda Ramalho et al. Doenças crônicas não transmissíveis e fatores sociodemográficos associados a sintomas de depressão em idosos. J. bras. psiquiatr. [online]. 2017, vol.66, n.1, pp.45-51. ISSN 1982-0208.  https://doi.org/10.1590/0047-2085000000149.

Objetivo

Investigar a associação das doenças crônicas não transmissíveis e fatores sociodemográficos com sintomas de depressão em idosos.

Métodos

Foi realizado um estudo transversal com 1.391 idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família. Os dados sociodemográficos e de doenças crônicas não transmissíveis foram coletados pelos agentes comunitários de saúde. A Escala de Depressão Geriátrica abreviada foi utilizada para investigar os sintomas de depressão.

Resultados

Aproximadamente 81% referiram ao menos uma doença crônica não transmissível. Os sintomas depressivos foram associados com sexo feminino, doença coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral; ≥ 8 anos de estudo e ter companheiro foram protetores. Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, as cardiovasculares e as cerebrovasculares têm associação independente com sintomas de depressão.

Conclusões

Esses resultados corroboram a hipótese de que a doença vascular seja um fator de risco para o comprometimento encefálico associado à depressão. Evidencia-se o importante papel dos agentes comunitários de saúde, na Estratégia Saúde da Família, com potencial utilidade nas políticas públicas para a saúde mental do idoso.

Palavras-chave : Depressão; doença crônica; idoso; atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )