Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Jornal Brasileiro de Psiquiatria
versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208
Resumo
SILVA, Amanda Ramalho et al. Doenças crônicas não transmissíveis e fatores sociodemográficos associados a sintomas de depressão em idosos. J. bras. psiquiatr. [online]. 2017, vol.66, n.1, pp.45-51. ISSN 1982-0208. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000149.
Objetivo
Investigar a associação das doenças crônicas não transmissíveis e fatores sociodemográficos com sintomas de depressão em idosos.
Métodos
Foi realizado um estudo transversal com 1.391 idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família. Os dados sociodemográficos e de doenças crônicas não transmissíveis foram coletados pelos agentes comunitários de saúde. A Escala de Depressão Geriátrica abreviada foi utilizada para investigar os sintomas de depressão.
Resultados
Aproximadamente 81% referiram ao menos uma doença crônica não transmissível. Os sintomas depressivos foram associados com sexo feminino, doença coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral; ≥ 8 anos de estudo e ter companheiro foram protetores. Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, as cardiovasculares e as cerebrovasculares têm associação independente com sintomas de depressão.
Conclusões
Esses resultados corroboram a hipótese de que a doença vascular seja um fator de risco para o comprometimento encefálico associado à depressão. Evidencia-se o importante papel dos agentes comunitários de saúde, na Estratégia Saúde da Família, com potencial utilidade nas políticas públicas para a saúde mental do idoso.
Palavras-chave : Depressão; doença crônica; idoso; atenção primária à saúde.