SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número2Mortalidade por suicídio no Estado do Paraná segundo meios utilizados: uma análise epidemiológicaSintomas psiquiátricos e características sociodemográficas associados à tentativa de suicídio de usuários de cocaína e crack em tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

ARMOND, Jane de Eston et al. Autoagressão e tentativa de suicídio entre a população idosa da cidade de São Paulo. J. bras. psiquiatr. [online]. 2017, vol.66, n.2, pp.83-88. ISSN 1982-0208.  http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000154.

Objetivo

Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo descrever os casos de autoagressão e tentativa de suicídio entre a população idosa residente na cidade de São Paulo.

Métodos

Esta é uma abordagem descritiva e quantitativa baseada no Sistema de Informação para Vigilância de Violências e Acidentes (SIVVA) da cidade de São Paulo. Na seleção das notificações, foram incluídos os relacionados à autoagressão e à tentativa de suicídio contra homens e mulheres, com faixa etária entre 60 e mais, de janeiro a dezembro de 2014 na cidade de São Paulo, Região Sudeste do Brasil.

Resultados

Durante o ano de 2014, 93 casos de autolesão e tentativa de suicídio foram notificados em pessoas idosas residentes na cidade de São Paulo. Os principais instrumentos utilizados pela população idosa no período analisado foram envenenamentos (41,9%), outros meios (34,4%), arma branca (15,1%), locais de alta precipitação (4,3%), suspensão ou sufocação (3,2%) e arma de fogo (1,1%).

Conclusão

Com os resultados deste estudo, foi possível caracterizar alguns aspectos específicos relacionados a autoagressão e tentativa de suicídio entre os idosos na população estudada. Portanto, faz-se necessário desenvolver uma estratégia para promover ações de prevenção eficazes e oferecer serviços especializados para a maioria dos grupos de risco (raça parda, pessoas com níveis mais baixos de educação e homens).

Palavras-chave : Idosos; tentativa de suicídio; saúde mental; prevenção e controle..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )