Acessibilidade / Reportar erro

Necessidade de intervenção breve por uso de álcool, tabaco e outras drogas entre usuários da atenção primária à saúde

Need of brief intervention for use of alcohol, tobacco and other drugs among users of primary health care

RESUMO

Objetivos

Rastrear o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre usuários da atenção primária à saúde e identificar fatores associados à necessidade de intervenção breve por uso dessas substâncias.

Métodos

Estudo transversal desenvolvido com 1.489 usuários de unidade básica de saúde da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, que responderam ao Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test entre os anos 2013 e 2014. Regressão logística multivariada foi utilizada para identificar características sociodemográficas associadas à necessidade de intervenção breve por uso de álcool e outras drogas.

Resultados

As substâncias mais usadas foram álcool (39,5%), tabaco (20,3%) e, dentre as drogas ilícitas, maconha (1,9%). Em ambos os sexos, maiores chances de necessidade de intervenção breve por uso de tabaco e álcool foram encontradas entre pessoas de baixa escolaridade, renda domiciliar alta e que não possuíam religião.

Conclusão

Os resultados apontam características socioeconômicas como determinantes de necessidade de intervenção breve por uso de álcool e tabaco.

Consumo de bebidas alcoólicas; hábito de fumar; drogas ilícitas; prevenção e controle; atenção primária à saúde.

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br