SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1Percutaneous implantation of endoprostheses in the carotid arteries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782X

Abstract

VEIGA, Eugenia Velludo et al. Avaliação de técnicas da medida da pressão arterial pelos profissionais de saúde. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2003, vol.80, n.1, pp. 89-93. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2003000100008.

OBJETIVO: Avaliar como a medida da pressão arterial é realizada por profissionais de um hospital público do interior paulista. MÉTODOS: Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas e observações diretas, por meio de lista de verificação, utilizando-se os critérios descritos por Perloff e cols. Participaram 105 profissionais da saúde. Após a realização da medida da pressão arterial foi avaliado o nível de concordância entre a forma do procedimento realizado e o recomendado. RESULTADOS: Enfermeiros e auxiliares de enfermagem realizaram 40% das etapas dos procedimentos recomendados para uma adequada medida da pressão arterial e nas demais categorias avaliadas, docentes de enfermagem e de medicina, médicos, residentes e acadêmicos de enfermagem os percentuais ficaram em torno de 70%. CONCLUSÃO: Há necessidade de implementar, entre os diferentes profissionais que atuam na área da saúde, atividades de educação permanentemente voltada à padronização da medida da pressão arterial.

Keywords : pressão arterial; medida da pressão; métodos de medida da pressão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese