SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue3Echocardiographic monitoring of balloon atrial septostomyBatimastat-eluting stent implantation for the treatment of coronary artery disease: results of the Brazilian pilot study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782X

Abstract

RODRIGUES, Alfredo José; EVORA, Paulo Roberto Barbosa; MARUO, Ayako  and  SCHAFF, Hartzell V.. Amiodarona causa vasodilatação dependente do endotélio em artérias coronárias caninas. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2005, vol.84, n.3, pp. 251-255. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2005000300011.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos vasodilatadores da amiodarona em artérias coronárias caninas empregando soluções de amiodarona dissolvida em polisorbato 80 ou em água. MÉTODOS: Anéis de artéria coronária, com e sem o endotélio íntegro, foram imersos em solução de krebs e conectadas a um transdutor para aferição de força isométrica promovida por contração vascular. As artérias foram expostas a concentrações crescentes de polisorbato 80, amiodarona dissolvida em água, amiodarona dissolvida em polisorbato 80 e uma apresentação comercial da amiodarona (Cordarone®). Os experimentos foram conduzidos na presença e na ausência dos seguintes bloqueadores enzimáticos: apenas indometacina, Nw-nitro-L-arginina associada à indometacina e apenas Nw-nitro-L-arginina. RESULTADOS: O polisorbato 80 causou pequeno relaxamento não dependente do endotélio. O Cordarone®, a amiodarona dissolvida em água e em polisorbato 80 promoveram relaxamento dependente do endotélio, que foi de maior magnitude para a amiodarona dissolvida em polisorbato e para o Cordarone®. Apenas a associação de indometacina com a Nw-nitro-L-arginina foi capaz de abolir o relaxamento dependente do endotélio provocado pela amiodarona dissolvida em polisorbato 80. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos indicam que a vasodilatação promovida pela amiodarona em artérias coronárias caninas é causada principalmente pela estimulação da liberação de óxido nítrico e fatores endoteliais relaxantes dependentes das ciclo-oxigenases.

Keywords : endotélio; amiodarona; óxido nítrico; ciclo-oxygenase; circulação coronariana.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese