SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 número3Efeito do bisoprolol sobre a função cardíaca e o exercício em pacientes com insuficiência cardíacaSíndrome da hipoplasia do coração esquerdo: a influência da estratégia cirúrgica nos resultados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

versão impressa ISSN 0066-782X

Resumo

PINOTTI, Matheus Fécchio et al. Influências de dietas ricas em ácidos graxos saturados e insaturados sobre o miocárdio de ratos. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2007, vol.88, n.3, pp. 346-353. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2007000300015.

OBJETIVOS: O estudo avaliou a influência de dietas ricas em ácidos graxos saturados (AGS) e ácidos graxos insaturados (AGI) sobre a função mecânica, a morfologia e o estresse oxidativo do miocárdio de ratos. MÉTODOS: Ratos Wistar com 60 dias de idade foram alimentados com dieta padrão (n = 8) ou dietas ricas em AGS (n = 8) ou AGI (n = 8) durante 60 dias. A função mecânica foi avaliada em músculo papilar isolado do ventrículo esquerdo (VE) por meio de contrações isométrica e isotônica, em condição basal (1,25 mM de cálcio), após elevação da concentração extracelular de cálcio para 5,2 mM e estimulação b-adrenérgica com isoproterenol 1,0 µM. Fragmentos do VE foram usados para estudo de estresse oxidativo e microscopias óptica e eletrônica. RESULTADOS: As dietas suplementadas com AGS e AGI não alteraram a função mecânica do músculo cardíaco. Entretanto, ambas provocaram estresse oxidativo, com aumento do hidroperóxido de lipídio e redução da concentração de superóxido dismutase. A dieta AGI diminuiu a expressão da catalase e a AGS reduziu a quantidade de glutationa peroxidase miocárdica. Ambas as dietas promoveram discretas alterações morfológicas visualizadas ultra-estruturalmente, como depósitos lipídicos e lesões das membranas celulares. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que dietas enriquecidas com AGS e AGI não acarretam alteração da função mecânica do músculo cardíaco isolado, mas causam discretas lesões estruturais e estresse oxidativo no miocárdio.

Palavras-chave : Dieta; ácidos graxos; miocárdio; ratos; estresse oxidativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês