SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue4Serum ferritin and obstructive coronary artery disease: angiographic correlationA study on systemic arterial hypertension in Campo Grande, MS, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782X

Abstract

ISSA, Jaqueline Scholz et al. Efetividade da bupropiona no tratamento de pacientes tabagistas com doença cardiovascular. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2007, vol.88, n.4, pp. 434-440. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2007000400012.

OBJETIVOS: Avaliar a efetividade e a tolerabilidade da bupropiona no tratamento de fumantes com doenças cardiovasculares atendidos em rotina de tratamento ambulatorial do tabagismo, e analisar as variáveis preditoras de sucesso ou fracasso. MÉTODOS: A bupropiona foi prescrita de forma exclusiva para tratamento do tabagismo em 100 pacientes cardiopatas durante 12 semanas. O seguimento foi de 52 semanas. As variáveis estudadas foram sexo, idade, número de cigarros, concentração de monóxido de carbono, escala de dependência de nicotina, escala de depressão, escala de ansiedade, consumo de álcool, número de diagnósticos adicionais ao tabagismo, eventos adversos, e consumo de medicamentos concomitantes à bupropiona. RESULTADOS: A taxa de sucesso depois de 12 semanas foi de 50% e depois de 52 semanas, de 25%. A análise de regressão logística revelou que o envelhecimento foi positivamente associado ao sucesso e que o agravo da condição clínica, observado pelo maior número de diagnósticos associados ao tabagismo, foi negativamente associado ao sucesso. CONCLUSÃO: A bupropiona mostrou-se segura e com boa efetividade no tratamento de fumantes portadores de doenças cardiovasculares, especialmente durante a fase de uso (semana 12).

Keywords : Bupropiona; tabagismo [tratamento]; doenças cardiovasculares.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese