SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue4High blood pressure and some risk factors in a brazilian capitalCost-effectiveness of sirolimus-eluting stents in percutaneous coronary interventions in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782X

Abstract

ARAUJO, Denizar Vianna; LIMA, Valter Correia  and  FERRAZ, Marcos Bosi. Análise de impacto do stent farmacológico no orçamento do sistema único de saúde. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2007, vol.88, n.4, pp. 458-463. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2007000400016.

FUNDAMENTO: Stents farmacológicos representam opção adicional para o tratamento da doença arterial coronariana. Essa tecnologia representa importante inovação, para a qual pode ser necessário financiamento adicional, no curto prazo, para permitir incorporação no Sistema Único de Saúde brasileiro. OBJETIVOS: Estimar o impacto da incorporação do stent farmacológico no orçamento do Sistema Único de Saúde, no primeiro ano de utilização. MÉTODOS: Foi elaborado um modelo de impacto no orçamento para prever o impacto econômico da incorporação dos stents farmacológicos no orçamento do Sistema Único de Saúde. Foram coletados dados de custo e procedimentos locais de várias fontes, mais especificamente: dados de volume de procedimentos, custos hospitalares, custos dos stents, custos de medicamentos e número de stents utilizados por procedimentos uni e multivasculares. RESULTADOS: Os resultados no primeiro ano indicam que o impacto no Sistema Único de Saúde é de 12,8% no cenário conservador e de 24,4% no pior cenário, representando aumento de R$ 24 milhões a R$ 44 milhões no orçamento total projetado. CONCLUSÃO: O uso de stent farmacológico tem custo adicional comparativamente ao uso de stent convencional, no primeiro ano de utilização, no Sistema Único de Saúde.

Keywords : Angioplastia transluminal percutânea coronariana; tecnologia de alto custo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese