SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue4Infracardiac total anomalous pulmonary venous drainage: a diagnostic challenge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782X

Abstract

GODOY, Pérsio; ARAUJO, Stanley de Almeida; PAULINO JUNIOR, Eduardo  and  LANA-PEIXOTO, Marco Aurélio. Arterite de células gigantes coronariana e infarto agudo do miocárdio. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2007, vol.88, n.4, pp. e84-e87. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2007000400027.

Arterite de Células Gigantes (ACG) é uma vasculite sistêmica, granulomatosa, mediada por fatores imunitários, envolvendo artérias de grande e médio calibre e afetando preferencialmente idosos. A morte decorrente da ACG é rara e resulta principalmente da ruptura da aorta. Neste trabalho é relatado o caso de paciente de 83 anos, que faleceu inesperadamente, durante tratamento de ACG. A necropsia revelou envolvimento inflamatório das artérias coronárias, com trombose da artéria descendente anterior esquerda, infarto do miocárdio, ruptura da parede anterior do ventrículo esquerdo, hemopericárdio e tamponamento cardíaco. Infarto do miocárdio determinando morte súbita é uma complicação excepcional da ACG.

Keywords : Arterite temporal; arterite de Horton de células gigantes; infarto do miocárdio.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese