SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 issue5Practical use of a risk assessment model for complications after cardiac surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782X

Abstract

SUZUKI, Yoriyasu; YEUNG, Alan C.  and  IKENO, Fumiaki. Importância dos estudos pré-clínicos em animais de experimentação para a cardiologia intervencionista. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2008, vol.91, n.5, pp. 348-360. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2008001700011.

O tratamento da doença cardiovascular mudou radicalmente nas últimas duas décadas, proporcionando aos pacientes uma sobrevida maior e melhor qualidade de vida. Grande parte desse sucesso deve-se à introdução de novas terapias. Em nenhuma outra área essa mudança foi mais evidente do que na cardiologia intervencionista, pois nos últimos vinte anos as intervenções cardiovasculares percutâneas saíram do terreno experimental para formar a base terapêutica dos portadores de doença cardiovascular sintomática. O desenvolvimento dessas tecnologias, desde os primeiros estágios, requer a realização de estudos pré-clínicos com modelos animais. É possível compreender os mecanismos terapêuticos desses dispositivos, uma vez introduzidos na esfera clínica, comparando-se os achados das pesquisas realizadas com modelos animais com amostras de exames anatomopatológicos. Esta análise apresenta uma visão geral do papel emergente dos estudos pré-clínicos, bem como dos resultados, do desenvolvimento e da avaliação de modelos amimais, nas tecnologias de intervenção cardiovascular percutânea para tratamento de pacientes com doença cardiovascular sintomática.

Keywords : Estudo pré-clínico; modelo animal; intervenção cardiovascular.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese