SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número3Endocardite infecciosa por Streptococcus bovis em paciente com carcinoma colônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

versão impressa ISSN 0066-782X

Resumo

ALMEIDA, André Luiz Cerqueira de; CAVALCANTE, Viviane Machicado; TEIXEIRA, Márcio Diego Castro  e  FREITAS, Gustavo Rocha Costa de. Eletrodo de marca-passo mal posicionado no ventrículo esquerdo. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2010, vol.95, n.3, pp. e83-e87. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2010001300022.

Relatamos caso de implantação anômala de eletrodo de marca-passo VVI no ventrículo esquerdo (VE), diagnosticada durante avaliação de rotina, dois anos pós-implante. Trata-se de mulher de 65 anos e soropositiva para doença de Chagas. O eletrocardiograma (ECG) apresentava padrão de bloqueio do ramo direito. A radiografia de tórax em perfil mostrou trajeto com curvatura posterior do eletrodo. No ecocardiograma transtorácico, o diagnóstico final mostrou cateter que penetrava o átrio direito, atravessava o septo interatrial e descia pelo átrio esquerdo e orifício valvar mitral para se implantar na parede lateral do VE. Abordam-se os seguintes aspectos relacionados: possíveis trajetos de implantação, quadro clínico, radiológico, eletrocardiográfico, ecocardiográfico, complicações e opções terapêuticas.

Palavras-chave : Marca-passo artificial; eletrodos implantados; ventrículo esquerdo; bloqueio atrioventricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol