SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue4Heart rate variability in Myotonic Dystrophy type 1 patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782X

Abstract

OLIVEIRA-CARVALHO, Vagner et al. MicroRNAs: um novo paradigma no tratamento e diagnóstico da insuficiência cardíaca?. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2012, vol.98, n.4, pp. 362-370. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2012000400011.

MicroRNAs (miRNAs) são um grupo recém-descoberto de pequenos RNAs, não codificantes, que representam uma das áreas mais estimulantes da ciência médica moderna por modularem uma enorme e complexa rede regulatória da expressão dos genes.Recentemente, linhas de evidências sugerem que os miRNAs desempenham um papel crucial na patogênese da insuficiência cardíaca. Alguns miRNAs altamente expressos no coração como o miR-1, miR-133 e miR-208 estão fortemente associados ao desenvolvimento da hipertrofia cardíaca, enquanto o exato papel de miR-21 no sistema cardiovascular permanece controverso. Os níveis séricos de miRNAs circulantes como o miR-423-5p estão sendo avaliados como potenciais biomarcadores no diagnóstico e prognóstico da insuficiência cardíaca.Por outro lado, a manipulação dos níveis de miRNAs usando técnicas como os mimetizadores de miRNAs (miRmimics) e miRNAs antagônicos(antagomiRs) está tornando cada vez mais evidente o enorme potencial dos miRNAs como promissoras estratégias terapêutica sna insuficiência cardíaca.

Keywords : microRNAs [genética]; microRNAs [uso diagnóstico]; microRNAs [antagonistas e inibidores]; insuficiência cardíaca; cardiomegalia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · pdf in English | Spanish | Portuguese