SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue4Endothelial function, uterine perfusion and central Flow in pregnancies complicated by PreeclampsiaFree and open-source software application for the evaluation of coronary computed tomography angiography images author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782X

Abstract

BORGES, Camila Feijó; BUSNELLO, Fernanda Michielin  and  PELLANDA, Lucia Campos. Identificação de fatores de risco cardiovascular em pais/cuidadores de crianças cardiopatas. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2012, vol.99, n.4, pp. 936-943.  Epub Sep 06, 2012. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2012005000085.

FUNDAMENTO: As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morbimortalidade no mundo. No Brasil, constituem a principal causa de óbitos. OBJETIVO: Identificar fatores de risco cardiovasculares em pais/cuidadores de crianças cardiopatas, mediante avaliação do estado nutricional, condições de saúde e estilo de vida. MÉTODOS: Estudo transversal, com 150 pais ou cuidadores de crianças cardiopatas que frequentavam um ambulatório de cardiologia pediátrica. Dados de identificação, estilo de vida e condições de saúde foram coletados por meio de questionário estruturado. Para análise dos hábitos alimentares utilizou-se questionário de frequência alimentar, e para avaliação do estado nutricional foram realizadas aferições de peso, estatura e circunferência da cintura e cálculo e classificação do Índice de Massa Corporal (IMC). RESULTADOS: Foram avaliados 155 pais de crianças cardiopatas, predominantemente do sexo feminino, 91,6%; a média de idade foi 35,0 ± 10,6 anos. Os fatores de risco observados em maior prevalência foram sedentarismo (85,2%), obesidade (28%) e hipertensão (22,6%). Em relação aos hábitos alimentares foi identificada elevada frequência de consumo de carne vermelha, margarina, azeite, açúcar e baixo consumo de peixes. A comparação entre os gêneros apresentou diferença significativa em relação à obesidade, detectada pelo IMC, e hipertensão, e ambas foram mais presentes entre mulheres. A medida da circunferência da cintura também evidenciou maior risco cardiovascular nas mulheres. CONCLUSÃO: Foram identificados fatores de risco para doenças cardiovasculares nos pais/cuidadores avaliados, como excesso de peso, sedentarismo e hipertensão, além de hábitos alimentares inadequados como elevada frequência de consumo de gorduras saturadas e colesterol e baixa frequência de consumo de gorduras insaturadas.

Keywords : Doenças cardiovasculares; fatores de risco; criança; estilo de vida; estado nutricional; cuidadores; pais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese