SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número2Cirurgia valvar mitral e da comunicação interatrial: abordagem minimamente invasiva ou por esternotomiaImplante por cateter de bioprótese valvar para tratamento da estenose aórtica: experiência de três anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

versão impressa ISSN 0066-782X

Resumo

MARTINS, Gerez Fernandes et al. Trimetazidina e resposta inflamatória em cirurgia de revascularização do miocárdio. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2012, vol.99, n.2, pp. 688-696.  Epub 13-Jul-2012. ISSN 0066-782X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2012005000066.

FUNDAMENTO: A resposta inflamatória orgânica constitui um mecanismo fisiopatológico presente em todas as cirurgias de revascularização do miocárdio com circulação extracorpórea (CRVM-CEC), e a liberação de mediadores inflamatórios constitui um de seus mecanismos de defesa. OBJETIVO: Avaliar, em estudo prospectivo duplo-cego randomizado e controlado com placebo, os efeitos da trimetazidina (Tmz) sobre a resposta inflamatória, por meio da variação nas interleucinas 6 e 8; TNF-α; complementos C3 e C5, e na proteína C reativa ultrassensível (PCR-us), em dois momentos, pré e pós-operatório. MÉTODOS: Foram estudados 30 pacientes submetidos a CRVM-CEC utilizando cardioplegia hipotérmica intermitente, e com no máximo disfunção ventricular leve, divididos em dois grupos (placebo e Tmz), estratificados por ecocardiografia e recebendo medicação/placebo na dose de 60mg/dia. As amostras foram dosadas no pré-operatório sem medicação, no dia da cirurgia com 12 a 15 dias de medicação/placebo e, seguidamente, 5 min após o desclampeamento aórtico, 12 e 24h, para interleucinas e complementos, e 48h para PCR. RESULTADOS: Não ocorreram diferenças significativas entre os níveis de interleucina 8, Tnf-α, complementos C3 e C5, e PCR-us. No entanto, no grupo tratado, os níveis de interleucina 6 foram significativamente inferiores aos do grupo controle, em todos os momentos analisados. CONCLUSÃO: A trimetazidina mostrou-se eficaz apenas na redução da interleucina 6 nos pacientes submetidos à CRVM.

Palavras-chave : Trimetazidina [administração & dosagem]; inflamação; revascularização miocárdica; reperfusão miocárdica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês