SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue1New species of Thaumastus from Atlantic Forest of Paraná, Brazil (Mollusca, Gastropoda, Pulmonata, Bulimuloidea)Study of fish diet at Grande river downstream from Itutinga hydroelectric power plant, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Iheringia. Série Zoologia

Print version ISSN 0073-4721

Abstract

PIGNATI, Marina T.  and  PEZZUTI, Juarez C. B.. Alometria reprodutiva de Podocnemis unifilis (Testudines: Podocnemididae) na várzea do baixo rio Amazonas, Santarém, Pará, Brasil. Iheringia, Sér. Zool. [online]. 2012, vol.102, n.1, pp. 48-55. ISSN 0073-4721.  http://dx.doi.org/10.1590/S0073-47212012000100007.

O tamanho do corpo dos organismos representa um parâmetro importante, podendo gerar consequências na sua ecologia, atividades reprodutivas, evolução e desenvolvimento. Relação alométrica é o estudo do tamanho (ou do crescimento) de uma parte do corpo relacionado com o tamanho (ou crescimento) total do corpo do organismo. Este estudo analisou a relação alométrica entre as fêmeas de Podocnemis unifilis (Troschel, 1848) e seus ovos e filhotes e entre as características dos ninhos e a ninhada em uma área de várzea do baixo rio Amazonas, estado do Pará, Brasil. As ninhadas de P. unifilis foram monitoradas no Tabuleiro da Água Preta durante o período reprodutivo de 2009. As fêmeas encontradas desovando foram medidas e seus respectivos ninhos marcados com estacas numeradas e as características físicas mensuradas. Os ovos e filhotes destes ninhos foram retirados e contados, e tiveram seus dados biométricos tomados. Os parâmetros das fêmeas analisados (comprimento retilíneo da carapaça e massa) correlacionaram-se fortemente às variáveis dos ovos (variável x) e filhotes (variável y), exceto com o comprimento do ovo e com a massa do filhote. Estudos futuros direcionados para melhor compreensão de como as características ambientais influenciam nas ninhadas podem ser aplicados, sendo úteis no manejo da espécie.

Keywords : Quelônios; reprodução; relações alométricas; tamanho da ninhada; várzea amazônica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese