SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue1Reproductive allometry of Podocnemis unifilis (Testudines: Podocnemididae) in the flooded forest portion of lower Amazon River, Santarém, Pará, BrazilLarval development of Brycon hilarii (Characiformes, Characidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Iheringia. Série Zoologia

Print version ISSN 0073-4721

Abstract

GANDINI, Cíntia V.; BORATTO, Igor A.; FAGUNDES, Daniela C.  and  POMPEU, Paulo S.. Estudo da alimentação dos peixes no rio Grande à jusante da usina hidrelétrica de Itutinga, Minas Gerais, Brasil. Iheringia, Sér. Zool. [online]. 2012, vol.102, n.1, pp. 56-61. ISSN 0073-4721.  http://dx.doi.org/10.1590/S0073-47212012000100008.

A biota aquática da bacia do rio Paraná tem sido impactada por várias barragens. Este estudo teve como objetivo caracterizar e comparar sazonalmente a alimentação dos peixes do rio Grande, à jusante da usina de Itutinga. Neste trecho de rio é esperada a redução do efeito sazonal devido à regulação do fluxo. A coleta foi realizada em janeiro e julho de 2010, com redes de emalhar e de arrasto. Os peixes foram fixados em formol e conservados em álcool para a análise dos conteúdos estomacais. A dieta foi caracterizada pelo índice alimentar (IA) e a guilda a que cada espécie pertence foi determinado pelo teste de χ². A alimentação de cada espécie e a ocorrência dos itens alimentares foram comparadas nos períodos de seca e chuva utilizando-se as análises de nMDS e SIMPER. Foram analisados 809 estômagos de 32 espécies de peixes categorizadas nas guildas piscívora, herbívora, iliófaga/detritívora, algívora, frugívora, invertívora e generalista, sendo esta a guilda de maior riqueza de espécies. O nMDS indicou menor diversificação na dieta em julho, quando foi observado um aumento na ocorrência de vegetal, invertebrados e sedimento. Este estudo ampliou o conhecimento dos hábitos alimentares dos peixes e o efeito do barramento local sobre a dieta das espécies em virtude da regularização do fluxo.

Keywords : Reservatório; hábito alimentar; peixes tropicais; diversidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese