SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue1Four new species of the Drosophila mesophragmatica species group (Diptera, Drosophilidae) from the Ecuadorian AndesUse of camera-traps in natural trails and shelters for the mammalian survey in the Atlantic Forest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Iheringia. Série Zoologia

Print version ISSN 0073-4721

Abstract

FERREIRA, Anderson; GERHARD, Pedro  and  CYRINO, José E. P.. Dieta de Astyanax paranae (Characidae) em riachos com diferentes coberturas ripárias na bacia do rio Passa-Cinco, sudeste do Brasil. Iheringia, Sér. Zool. [online]. 2012, vol.102, n.1, pp. 80-87. ISSN 0073-4721.  http://dx.doi.org/10.1590/S0073-47212012000100011.

A análise da dieta de Astyanax paranae Eigenmann, 1914 em nove riachos localizados na bacia do rio Passa-Cinco, sistema do alto rio Paraná, foi realizada com o objetivo de investigar os hábitos alimentares desta espécie, verificar possíveis variações espaciais na dieta e investigar a influência da vegetação ripária na composição da dieta. Foram analisados 243 estômagos através dos métodos de frequência relativa de ocorrência e volumétrico, e a dieta caracterizada através do índice alimentar (AIi). A espécie apresentou hábito alimentar insetívoro, com o predomínio de insetos terrestres e aquáticos na dieta, variando de acordo com o local. Na maioria dos riachos, os recursos mais consumidos foram os de origem alóctone. A participação de insetos aquáticos e vegetais terrestres foram elevadas na maioria dos riachos, enquanto que insetos e invertebrados terrestres apresentaram maior contribuição nos riachos com maior presença de floresta ripária. Os dois riachos drenando áreas de pastagens foram os únicos locais onde A. paranae consumiu algas e fragmentos de macrófitas. Esses resultados são corroborados pela análise de similaridade (ANOSIM), onde o descritor ambiental "porcentagem de floresta ripária" foi aquele de maior influencia na dieta de A. paranae. O estudo mostra que a porcentagem de floresta na zona ripária define a composição da dieta da espécie naquele trecho de riacho, mas que A. paranae também é capaz de obter recursos alimentares em uma variedade de ambientes degradados.

Keywords : Ecologia alimentar; Characiformes; peixes insetívoros; fatores ambientais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English