SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue1Diet of Astyanax paranae (Characidae) in streams with different riparian land covers in the Passa-Cinco River basin, southeastern BrazilRecognition characters and new records of two species of Phylloscyrtini (Orthoptera, Gryllidae, Trigonidiinae) from southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Iheringia. Série Zoologia

Print version ISSN 0073-4721

Abstract

MELO, Geruza L.; SPONCHIADO, Jonas  and  CACERES, Nilton C.. Utilização de armadilhas fotográficas em carreiros naturais e abrigos para amostragem de mamíferos da Mata Atlântica. Iheringia, Sér. Zool. [online]. 2012, vol.102, n.1, pp. 88-94. ISSN 0073-4721.  http://dx.doi.org/10.1590/S0073-47212012000100012.

A fim de avaliar a eficiência de vários métodos de levantamento de mamíferos, comparamos as técnicas de amostragem tradicionais (uso de armadilhas fotográficas nas estradas e trilhas artificiais, procura por pegadas, e visualização direta em campo) com um delineamento amostral alternativo (armadilhas fotográficas posicionados em áreas naturais, tais como carreiros naturais e abrigos). Realizamos o estudo em uma floresta estacional decidual no sul do Brasil, e comparamos nossos resultados com um estudo anterior intensivo realizado na mesma área. Nosso esforço amostral consideravelmente menor (exemplo: 336 armadilhas.dia para armadilhas fotográficas contra 2.154 armadilhas.dia no estudo anterior) registrou a presença de 85% das espécies previamente conhecidas para a área, com armadilhas fotográficas tendo 68% de eficiência. Além disso, as armadilhas fotográficas posicionadas em abrigos revelaram uma composição diferente de mamíferos em comparação com a maioria dos outros métodos de amostragem. Esta estratégia de amostragem que envolve locais de floresta natural foi, portanto, capaz de efetivamente otimizar as chances de avaliar a riqueza de espécies em um curto período, especialmente com relação a espécies crípticas e/ou de menor densidade, bem como detectar as espécies que evitam áreas abertas, como estradas e trilhas abertas pelo homem na floresta.

Keywords : Combinação de métodos; avaliação da diversidade; interior de floresta; esforço amostral.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English